Trabalho de Oficina de Computação 2017

Trabalho de Oficina de Computação

(Vale 80% da nota, sendo 20% os exercícios)

PROJETO INICIAL ESQUELETO NO GitHub (FAZER FORK): Em breve

INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO UTILIZANDO Git + GitHub: No README do repositório do projeto inicial: Em breve.

Vocês podem fazer em duplas um dos possíveis softwares listados no Tópico 5 no Moodle. INSTRUÇÕES:

  1. Primeira parte:
    1. Escolha um software e apresente a ideia ao professor;
    2. Escreva uma especificação mais detalhada (o que o jogo vai ter?)
    3. Faça a análise de domínio inicial utilizando a receita Como Projetar Mundos
    4. Entregue ao professor a especificação e análise de domínio na data definida (22/09).
  2. Crie um repositório no GitHub para o seu projeto ou faça um fork do projeto inicial fornecido pelo professor. Todo o trabalho deverá ser feito utilizando o controle de versão. A utilização desta ferramenta contará pontos na avaliação do trabalho.
  3. Mãos ao código. Escreva o código seguindo as receitas de projeto, com base na análise de domínio realizada.
  4. Apresentação de acompanhamento: em data definida (abaixo), deverá apresentar uma versão em funcionamento básica (no mínimo 70% feito), mas ainda em desenvolvimento.
  5. Entrega e apresentação final

OBS: Cada dupla deverá desenvolver um software diferente! Portanto peço que aqueles que tem preferência por um software específico  me informem qual desejam fazer o mais rápido possível. Acima tem sugestões de possíveis softwares que vocês podem fazer com algumas especificações mínimas (o software não poderá ser nem muito simples nem muito complexo, por isso deverão me apresentar a especificação e análise de domínio com antecedência).

DATAS:

DATA DA ENTREGA DA ESPECIFICAÇÃO E ANÁLISE DE DOMÍNIO: 22/09

DATAS DE ENTREGAS DE CHECKPOINTS: A DEFINIR ENTREGA NO MOODLE.

DATA DE APRESENTAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO (MÍNIMO 70% FEITO E FUNCIONANDO BOA PARTE DAS COISAS): …

DATA DE ENTREGA E APRESENTAÇÃO FINAL: 12/12

  • A proposta deve consistir em um documento explicando o objetivo do jogo, os elementos da tela, assim como uma análise de domínio inicial (conforme receita Como Projetar Mundos)
  • Na apresentação individual, cada aluno deverá explicar ao professor como o programa foi desenvolvido e responder questionamentos do professor sobre o programa.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

  • Utilização das receitas de projeto: as funções devem ser escritas utilizando as receitas de projeto. Todas as funções devem ter testes.
  • Corretude e completude: os programas têm quer passar em todos os testes (e os testes devem estar corretos e com 100% de cobertura de código – exceto para função main / big-bang, que não precisa fazer teste unitário).
  • Boas práticas de programação: o código deve estar bem escrito e organizado; os recursos da linguagem devem ser usados corretamente.
  • Utilização do controle de versão: o histórico de commits será avaliado pelo professor a fim de verificar se o controle de versão foi utilizado corretamente.