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Explorando abordagens não-convencionais para o ensino de programação e engenharia de software no ensino básico e superior

Descrição: O objetivo central deste projeto é explorar abordagens não-convencionais de ensino de programação para turmas iniciantes, tanto em nível básico quanto superior. O aprendizado de programação envolve pensamento lógico e abstrato. Tal habilidade é, para muitos alunos, uma habilidade difícil e que leva à desmotivação e desistência. Portanto, o ensino de programação é uma tarefa desafiadora que deve incluir elementos que despertem interesse nos alunos. Além disso, é importante notar o nível de habilidade em programação dos alunos egressos às disciplinas e cursos que envolvem programação, e a qualidade dos programas por eles desenvolvidos. Muitos acadêmicos saem despreparados para o mercado de trabalho devido à baixa qualidade do ensino de programação que tiveram, à falta de prática e à falta de conhecimento de boas práticas de programação. Este trabalho propõe, portanto, levantar abordagens de ensino de programação diferentes das convencionais, procurando identificar erros nos tradicionais métodos de ensino e como essas abordagens podem melhorar esse cenário.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos:

  • Josiane Patrícia Rodrigues dos Santos Soares: bolsista do projeto Licenciar relacionado
  • Henrique Pereira de Souza: aluno voluntário do projeto Licenciar
  • Daniel Antonio Karling: aluno voluntário de Iniciação Científica para explorar a abordagem Bootstrap

Oportunidades atuais:

  • Ideias para PVA (Programa Voluntariado Acadêmico, sem bolsa) e Licenciar:
    • Estudo, preparação e aplicação de aulas experimentais usando Bootstrap
    • Estudo sobre o ambiente e linguagem de programação Scratch
    • Estudo sobre o ambiente e linguagem de programação para dispositivos móveis Catrobat
    • Estudo sobre a abordagem Picturing Programs (“Desenhando Programas”)
    • Estudo sobre a abordagem de ensino de algoritmos e programação How to Design Programs
    • Estudo sobre Coding Dojo adaptado para alunos do Ensino Básico
    • Estudo sobre robótica para o ensino de programação
    • Estudo sobre ensino de algoritmos e programação com linguagens funcionais (Racket, Scheme, Faz, Clojure, Lisp, Haskell, etc.)
    • Estudo sobre a linguagem de programação Logo
    • Estudo sobre alguma outra abordagem / linguagem / ambiente para ensino de computação / programação, com foco em ensino básico (para crianças).
  • Ideias de projetos / eventos de extensão:
    • Grupo de Coding Dojo
    • Evento de Scratch (Scratch Day)

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