Informática – Agronomia UFPR – 2015

 

Conteúdo da disciplina:

Informática – Agronomia – Ementa

Avaliação:

Uma prova no primeiro bimestre. Data: 02 de abril.

  • Entregar anotações/resumo da aula anterior. Uma folha de sulfite/caderno (frente e verso), escrita à mão.

Trabalhos (a definir) no segundo bimestre;

 

Atividades práticas:

 

  • ENTREGAR RELATÓRIO (30/04/2015):
    5. Utilização e instalação de Sistema Operacional
    5.2 Conceitos de instalação de Linux e particionamento de disco rígido
    5.3 Pastas (diretórios) e arquivos
    5.4 Instalação de programas
    5.5 Configurações básicas

 

  • Processamento de texto (Google Docs e Libre Office Writer) (Aula 30/04/2015)
    • Link com textos para usar de exemplo: http://stories.org.br/
    • Dicas: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/lista-tem-15-dicas-para-google-docs-teste.html
    • Trabalho:
      1. Procure um texto na internet (pode ser do site que coloquei acima) ou algum outro texto que você tenha (um trabalho que você fez digitado). O texto deve ter vários subtítulos (seções) no decorrer do texto e, de preferência, subseções.
      2. Crie um novo documento no Google Docs ou Libre Office Writer, e copie o texto. Retire a formatação do texto clicando no ícone Tx, ou use o colar especial no Libre Office.
      3. Verifique se o texto como um todo tem no mínimo CINCO páginas. Se tiver, OK, senão, procure um maior.
      4. Adicione pelo menos uma imagem relacionada ao tema do texto, e coloque uma legenda legal embaixo dela.
      5. Adicione pelo menos uma tabela (pode ser qualquer coisa), e coloque uma legenda legal encima dela.
      6. Adicione uma seção de referências no final
        1. Caso o texto não possua referências, invente qualquer coisa
        2. Formato das referências (exemplos):
          1. (Artigo) COELHO, J.C.; SILVA, M.; TRISTANY, M.; NETO, M. C. Agricultura de Precisão. Lisboa, 2004.
          2. (Site) Normas ABNT para apresentação de trabalhos científicos. Wikimedia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Normas_ABNT_para_apresentação_de_trabalhos_científicos>. Acesso em 04 de abr. de 2012.
      7. Aspectos gerais da formatação:
        1. Inclua número nas páginas, no canto superior direito
        2. Inclua um índice (sumário), no começo do documento (logo depois do título e nome do aluno)
        3. De preferência, faça uma capa (modelo: https://drive.google.com/previewtemplate?id=1OHrtDtsUrVHEIilVHadTuLuizQbv0bJ1PraUExzh20o&mode=public&ddrp=1#)
        4. Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm (Dica: vá em  Arquivo -> Configurações de Página)
        5. Inclua o nome da universidade no cabeçalho, centralizado.
      8. Formate o texto da seguinte forma, usando estilos personalizados:
        1. Texto normal:
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12
          2. Espaçamento entre linhas: 1,15 com espaçamento adicional entre parágrafos
          3. Alinhamento do texto: Justificado
        2. Título do texto (nome do texto no começo do documento):
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 16, negrito
          2. Alinhamento do texto: Centralizado
        3. Nome do aluno e nome do professor:
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12
          2. Alinhamento do texto: Centralizado
        4. Seção (Título 1)
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 14, negrito
          2. Alinhamento do texto: à esquerda
          3. Numeração: 1, 2, 3, 4 …. (Exemplo: 1. Introdução)
        5. Subseção (Título 2)
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, negrito
          2. Alinhamento do texto: à esquerda
          3. Numeração: 1.1, 1.2, 2.1, 2.2, etc. (Exemplo: 2.1 Zuera)
        6. Subsubseção (Título 3)
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, negrito e itálico
          2. Alinhamento do texto: à esquerda
          3. Numeração: 1.1.2, 1.2.1, 2.1.3, 2.2.4, etc. (Exemplo: 2.1.3 Usando o Google Docs)
        7. Legendas (para imagens e tabelas), notas de rodapé, cabeçalho e citações diretas
          1. Fonte: Times New Roman, tamanho 10
          2. Espaçamento entre linhas: Simples

 

Planilha eletrônica (Google Drive) (Aula 21/05/2015):

 

Material:

Trabalho de pesquisa:

Escrever um artigo, de no máximo 6 páginas, contemplando um dos (ou ambos) seguintes assuntos:

  • Softwares de apoio à agricultura e gestão agropecuária;
  • Agricultura de precisão e uso de sensores para coleta de dados no campo.

O artigo deve conter os seguintes tópicos:

  • Introdução (fundamentação teórica; qual a justificativa / motivo para o assunto)
  • Levantamento (apresentar quais softwares ou trabalhos foram pesquisados)
  • Desenvolvimento (escrever e refletir sobre o que foi pesquisado)
  • Conclusões (resuma o que foi aprendido com a pesquisa, o que você acha que falta, quais pontos fracos e fortes do que foi pesquisado)
  • Referências (fontes)

O artigo deverá ser escrito segundo as normas ABNT. Resumindo: fonte Times 12, justificado. Podem se basear no modelo disponível neste link: Modelo ABNT Artigo

Caso haja plágio (simplesmente pegar algo na internet e copiar e colar), descontará nota (dependendo da quantidade copiada, pode tender a zero).

O trabalho vale 30% da nota do bimestre e deverá ser entregue até dia 09 de abril.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s