Trabalhos

Trabalho 1º Bimestre: Jogo em Racket/Scheme

(Vale 70% da nota, sendo 30% os exercícios)

PROJETO INICIAL NO GitHub: https://github.com/helioh2/trabalho-racket (Façam um Fork para vocês – Instruções em breve)

Vocês podem fazer em duplas um dentre os possíveis jogos:

Bejeweled, Bomberman, Columns, Same, Minhoquinha (Snake), Sokoban, Tetris, Corrida (estilo Enduro), PacMan, Flappy Bird, Space Invaders, Campo Minado, Batalha Naval, Sapinho que atravessa rua, Arkanoid, Pong (com alguma novidade)

Recomendo a escolha dos seguintes jogos, por serem mais simples de fazer e não precisarem envolver uso de matrizes:

  • Corrida (estilo Enduro)
  • PacMan (pode ser com mapa menor do que o original)
  • Flappy Bird (pode ser com fase menor, mas acrescente obstáculos móveis)
  • Space Invaders
  • Sapinho que atravessa a rua (Frogger) (com fases e aumento de nível de dificuldade)
  • Arkanoid
  • Pong (com alguma novidade, pois o original é muito simples)
  • Batalha Naval (usa matrizes mas é mais simples)

Para quem quiser elaborar um jogo mais elaborado e que envolva matrizes, podem tentar os seguintes jogos. Quem fizer um dos seguintes jogos ganhará nota extra (por exemplo, se nota final dor 8,0, poderá ficar com 9,0) :

  • Tetris (obs: quem quiser fazer este terá acesso a um template do programa)
  • Bejeweled
  • Bomberman
  • Columns
  • Same
  • Minhoquinha (Snake)
  • Sokoban
  • Campo Minado (com gerador de campo aleatório)

Podem mandar mais sugestões de jogos caso queiram.

Me mandem assim que puderem uma proposta de como será o jogo que vocês pretendem desenvolver para eu avaliar a viabilidade e nível de dificuldade.

 

DATAS:

DATA DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA: 20/10/2014

DATA DE ENTREGA: 10/11/2014

DATA DE APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL: 11/11/2014

  • A proposta deve consistir em um documento explicando o objetivo do jogo, os elementos da tela, assim como uma análise de domínio inicial (incluindo alguns cenários)
  • Na apresentação individual, cada aluno deverá explicar ao professor como o programa foi desenvolvido e responder questionamentos do professor sobre o programa.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

  • Clareza lógica: a lógica nos programas deve ser clara.
  • Utilização das receitas de projeto: as funções devem ser escritas utilizando as receitas de projeto. Todas as funções devem ter testes.
  • Corretude e completude: os programas têm quer passar em todos os testes (e os testes devem estar corretos e com 100% de cobertura de código – exceto para função main / big-bang, que não precisa fazer teste unitário).
  • Boas práticas de programação: o código deve estar bem escrito e organizado; os recursos da linguagem devem ser usados corretamente.

 

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