Oficina de Computação – 2016

Objetivo:  Prática e aprendizagem de programação (resolução de problemas por meio de recursos computacionais)

Estratégia de ensino:

  •      Aulas teóricas
    • Baseada em exemplos de problemas e soluções
    • Foco na abstração e detalhamento da solução
    • Aprender observando e dando ideias (code kata)
  •      Atividades práticas:
    • Exercícios em laboratório
    • Coding Dojo
    • Pair programming
    • Trabalho

Conteúdo:

Oficina de Computação – Ementa

Exemplos desenvolvidos em aula:https://bitbucket.org/helioh2/exemplos-racket

Exemplo da vaca do ano passado: Link

Material de estudo (1º bimestre):

Material do Prof. Marco Aurelio Barbosa (UEM):

  1. Introdução:  Notas de aulaexercícios
  2. Fundamentos: Notas de aula, exemplos, exercícios
  3. Dados compostos: Notas de aula, exemplos, exercícios
  4. Naturais: Notas de aula, exemplos, exercícios
  5. Composição de templates: Notas de aula, exemplos, exercícios
  6. Funções: Notas de aula, exemplos, exercícios
  7. Acumuladores: Notas de aula, exemplos, exercícios
  8. Sequências e streams: Notas de aula, exemplos, exercícios

Livro How to Design Programs – 2ed

Livro Structure and Interpretation of Computer Programs

Curso “Systematic Programming Design”: EDX

Introdução Rápida ao Racket

Racket Documentation

AJUDA RÁPIDA:

1ª Aula: Introdução e Fundamentos

Links: Exemplos Racket, Notas de aula – O que é programação?,

Slides: Introdução à disciplina

Introdução:  Notas de aulaexercícios

Fundamentos: Notas de aula, exemplos, exercícios

Configurações especiais:

Habilitar imagens: inclua (require 2htdp/image) no começo do arquivo, ou vá em Linguagem -> Adicionar Pacote de Ensino e escolha image.rkt

ASSISTIR CURSO EDX: UBCx: SPD1x How to Code: Systematic Program Design – Part 1 – 0: Introduction e 1a: Beginning Student Language.. Site original: Link

Aula 1 do EdX com legendas: Link

TAREFA

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