Exercícios

ATRASOS NA ENTREGA -> -10% DA NOTA TOTAL POR DIA DE ATRASO

LEMBRANDO TAMBÉM QUE NÃO HAVERÁ PROVA. AS NOTAS SERÃO BASEADAS NOS EXERCÍCIOS E TRABALHOS!!

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS:

  • Clareza lógica: a lógica nos programas deve ser clara.
  • Utilização das receitas de projeto: as funções devem ser escritas utilizando as receitas de projeto. Todas as funções devem ter testes.
  • Corretude e completude: os programas têm quer passar em todos os testes.
  • Boas práticas de programação: o código deve estar bem escrito e organizado; os recursos da linguagem devem ser usados corretamente

 

Exercícios (PARA ENTREGAR ATÉ SEGUNDA 13/10 ATÉ AS 19:00!!):

Desenvolva a função colisao-vaca-chupacabra? no Exemplo Vaca.

———————————

Exercícios (PARA ENTREGAR ATÉ TERÇA 30/09!!):

ENTREGAR OS EXERCÍCIOS 3, 4 E 5 EM FOLHA SULFITE OU DE CADERNO ESCRITO À MÃO. EXERCÍCIOS 1 E 2 POR E-MAIL!! A PARTE DE ANÁLISE DE DOMÍNIO DOS EXERCÍCIOS 1 e 2 TAMBÉM EM PAPEL.

1. Exercício Rastreador de Mouse

2. Exercício Quadrado Giratório

3. Pesquise sobre refatoração. Qual seu objetivo no ciclo do TDD? Cite cinco indícios de que um código “cheira mal”, isto é, precisa ser refatorado, e escreva um pouco sobre dois deles.  Escreva um pouco sobre três tipos de refatoração e como eles ajudam a deixar o código mais limpo.

4. Pesquise sobre separação de conceitos, modularização e baixo acoplamento.  Por que é interessante que a lógica de um programa esteja separada, ou pouco acoplada, com a parte visual? Porque o baixo acoplamento é importante para a qualidade de um software?

5. Por que é aconselhável utilizar variáveis globais o mínimo possível? Qual a diferença entre constantes e variáveis globais? Por que variáveis globais dificultam os testes?

DICA: PESQUISE TAMBÉM OS TERMOS EM INGLÊS (POR EXEMPLO, NO GOOGLE, DIGITE “danger global variables” SEM AS ASPAS)

————————————————–

Exercícios (PARA ENTREGAR ATÉ TERÇA 16/09!!):

ENTREGAR OS EXERCÍCIOS 3, 4 E 5 EM FOLHA SULFITE OU DE CADERNO ESCRITO À MÃO. EXERCÍCIOS 1 E 2 POR E-MAIL!! A PARTE DE ANÁLISE DE DOMÍNIO DO EXERCÍCIO 2 TAMBÉM EM PAPEL.

  1. Estenda o programa do gato de modo que ao clicar com o mouse na tela o gato apareça na coordenada x do local clicado.
  2. Exercício semáforo (usem a receita de Como Projetar Mundos e o Template Mundo (Big-Bang))
  3. Pesquise sobre o padrão de projeto chamado Inversão de Controle (Inversion of Control em inglês). Qual a relação desse padrão com o mecanismo Big-Bang que vimos nas últimas aulas? E qual a relação disso com o conceito de frameworks de desenvolvimento? Pesquise 3 exemplos de frameworks (de qualquer linguagem) e qual tipo de aplicação eles suportam.
  4. Pesquise sobre Test Driven Development (Desenvolvimento Orientado a Testes). Qual a ideia básica desse ciclo de desenvolvimento? Qual a relação com o conceito chamado KISS? Quais os benefícios do TDD? Quais as limitações? (a Wikipedia é um bom ponto de partida, mas não esqueça de dar uma olhada nas referências)
  5. Pesquise sobre Extreme Programming (XP, ou Programação Extrema). Quais são seus princípios básicos? Liste 5 práticas de XP e escreva um pouco sobre cada uma delas. Porque tais princípios e práticas incentivam a qualidade do software?

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s