Oficina de Computação – 2018

Objetivo:  Prática e aprendizagem de programação (resolução de problemas por meio de recursos computacionais)

Estratégia de ensino:

  •  Aulas teóricas
    • Baseada em exemplos de problemas e soluções
    • Foco na abstração e detalhamento da solução
    • Aprender observando e dando ideias (code kata)
  • Atividades práticas:
    • Exercícios em laboratório
    • Coding Dojo
    • Pair programming
    • Trabalho
  • Atividades EAD:
    • Resolução de Desafios de Programação (URI Online Judge)
    • Cursos MOOC para complementar aprendizagem.

Exemplos desenvolvidos em aula: em breve.

Material de estudo (1º bimestre):

Livro How to Design Programs – 2ed

Livro Structure and Interpretation of Computer Programs

Curso “Systematic Programming Design”: EDX

Introdução Rápida ao Racket

Racket Documentation

AJUDA RÁPIDA:

 

1ª Aula: Introdução e Fundamentos

Links: Exemplos RacketNotas de aula – O que é programação?,

Slides: Introdução à disciplina

Configurações especiais:

Habilitar imagens: inclua (require 2htdp/image) no começo do arquivo, ou vá em Linguagem -> Adicionar Pacote de Ensino e escolha image.rkt

ASSISTIR CURSO EDX: UBCx: SPD1x How to Code: Systematic Program Design – Part 1 – 0: Introduction e 1a: Beginning Student Language.. Site original: Link

Aula 1 do EdX com legendas: Link

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