Code Club Palotina

13393968_1773807626197839_1296773006322280321_n

O projeto vem sendo realizado desde 2016 em escolas de Palotina, e também na biblioteca municipal desde o segundo semestre de 2017. A maior parte das atividades do projeto é baseado no Code Club, uma rede mundial de clubes de programação para crianças. Mais informações sobre essa organização, suas metodologias e seus materiais didáticos podem ser encontrados em https://www.codeclubbrasil.org.br

O ensino de programação na Educação Básica vem cada vez mais sendo aplicado e estimulado no mundo inteiro, uma vez que desenvolve no aluno o pensamento lógico, matemático e computacional, além de estimular a criatividade. Além disso, prepara os alunos para uma sociedade onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, além de estimular e dar base para aqueles que potencialmente possam vir a optar, futuramente, pela área de desenvolvimento de software e tecnologia.

O Code Club Palotina já teve a participação de alunos do Colégio Santo Agostinho, Colégio Barão do Rio Branco, Colégio Tancredo Neves e Escola Monteiro Lobato. A quantidade de turmas e abrangência em cada semestre depende da disponibilidade de alunos bolsistas e voluntários da UFPR. Neste semestre, o projeto foi também estendido para alunos do Colégio Santa Terezinha e Vale Verde.

O coordenador do projeto é o Prof. Me. Helio Henrique Lopes Costa Monte-Alto, e o vice-coordenador é o Prof. Me. Jéfer Benedett Dörr. Também participa como colaboradora do projeto a Prof.ª Me. Paola Cavalheiro Ponciano Braga. O projeto conta, atualmente, com duas alunos bolsistas e dois voluntários, todos alunos da UFPR.

Publicações:

SOARES, J. P. R. S., CERCI, R. G., MONTE-ALTO, H. H. L. C. Clube de programação e oficinas com o Scratch: um relato de experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 958.

MONTE-ALTO, H. H. L. C., SCHREINER, M. A., DÖRR, J. B., LISBÔA, E. S, SOARES, J. P. R. S. Iniciativas para a Disseminação da Ciência da Computação na Educação Básica no Município de Palotina-Paraná. Extensao em Foco, v. 1, n. 13, 2017.

LISBÔA, E. S.; MONTE-ALTO,H. H. L. C.; SILVA, M. L. Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 1174.